Riscos estratégicos e desempenho

Home > Blog > Riscos estratégicos e desempenho
Riscos estratégicos e desempenho

Riscos estratégicos e desempenho

Livro Riscos Estratégicos e Desempenho comparado com o COSO – ERM (Enterprise Risk Management) integrado com estratégia e desempenho.

A estrutura lógica do livro RISCOS ESTRATÉGICOS E DESEMPENHO é consistente com o framework do COSO- ERM.

Na figura abaixo demonstramos que a estrutura lógica do framework de ERM atual é bastante similar à estrutura lógica de apresentação dos tópicos deste livro. Pois vejamos:

OBSERVAÇÕES:

– ERM está calcado nos conceitos da sequência lógica de um processo estratégico. E os 5 componentes estão estreitamente casados com a sequência deste processo.

– O Livro, também apresenta a sequência de um processo estratégico. Abrimos também para os subprocessos estratégicos para ficar mais evidente a correspondência entre os tópicos das duas estruturas. Em adição, no livro, incluímos 5 componentes críticos que julgamos serem fundamentais para serem gerenciados para garantir, com riscos toleráveis, que o processo estratégico seja bem sucedido e resiliente. E procuramos deixar claro que o processo estratégico são ações cíclicas, em um mundo dinâmico, de mudanças internas e externas. Enfim, estratégia deve ser gerenciada todos os dias e não feita a cada ano e/ou para 5 anos, apenas.