Blog

Home > Blog

GESTÃO DE RISCOS EMPRESARIAIS– EVOLUI OU É TUDO COMO ANTES?

GESTÃO DE RISCOS EMPRESARIAIS– EVOLUI OU É TUDO COMO ANTES?   Paulo Baraldi www.riskatrisk.com.br   A gestão de riscos empresariais (GRE ou ERM – enterprise risk management) tem evoluído ou continua como anteriormente?  Ou o ERM de 2017 é igual, melhor ou pior que o ERM de 2004? A resposta pode depender de alguns fatores ou formas de se avaliar, caso a caso, o que tem ocorrido na gestão das…

Continue Lendo

CONSELHEIROS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTORES: CYBERSECURITY É UM OBJETIVO OPERACIONAL OU ESTRATÉGICO?

Os Conselheiros têm responsabilidades relevantes, em distintos níveis. Legais, regulamentares, estatutárias e mais, de supervisionar a Gestão na busca de criação, proteção, realização e crescimento do valor da empresa. Para cumprir suas funções não é incomum os Conselheiros se reunirem pelo menos trimestralmente para companhias de capital aberto. Fora algumas poucas grandes empresas, onde o envolvimento do Conselheiro pode ser de uma maior frequência anual. E para empresas de capital…

Continue Lendo
Riscos estratégicos e desempenho

Riscos estratégicos e desempenho

Livro Riscos Estratégicos e Desempenho comparado com o COSO – ERM (Enterprise Risk Management) integrado com estratégia e desempenho. A estrutura lógica do livro RISCOS ESTRATÉGICOS E DESEMPENHO é consistente com o framework do COSO- ERM. Na figura abaixo demonstramos que a estrutura lógica do framework de ERM atual é bastante similar à estrutura lógica de apresentação dos tópicos deste livro. Pois vejamos: OBSERVAÇÕES: – ERM está calcado nos conceitos…

Continue Lendo
Competente & Ético

Competente & Ético

A EMPRESA (E SUAS PESSOAS) TÊM QUE SER COMPETENTES ESTRATÉGICA E OPERACIONALMENTE, APENAS?  A empresa não está criando valor! Os conselheiros de administração têm dificuldades em supervisionar a gestão. A gestão tem dificuldade em fazer as operações eficazes e eficientes. A funções de 2ª linha e a auditoria interna fazem o que podem. E podem pouco. O ambiente de relacionamento interno é pouco motivador. Um ambiente acima tem várias causas….

Continue Lendo
Consulting

Consulting

Risk at Risk é especializada em identificar, desenvolver, criar, proteger e realizar os valores de sua empresa e dos seus profissionais de forma sustentável e crescente. É liderada por Paulo A. Baraldi, graduado em administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Tem participado em diversos cursos no Brasil e no exterior, inclusive no Advanced Management Programme do INSEAD – França.

Continue Lendo